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LUBRIFICAÇÃO (conselhos práticos)

ESQUEMA DO CIRCULO DE LUBRIFICAÇÃO

- LUBRIFICAÇÃO

O motor é lubrificado a óleo sob pressão, sendo a bomba de óleo, do tipo de engrenagens, comandada pelo veio do distribuidor. O corpo da bomba faz parte do cárter da distribuição. Um canal feito na fundição com o bloco-motor e um tubo de aspiração, ligam a bomba ao filtro na parte debaixo do cárter. Uma válvula reguladora de pressão da bomba e uma válvula "by-pass" do filtro de óleo encontra-se igualmente no cárter da distribuição. A válvula reguladora da pressão conduz ao tubo de aspiração o excesso de óleo quando a pressão necessária foi ultrapassada. O fitro de óleo é do tipo "full flow". Em paralelo com ele, um sistema "by-pass", comandado por uma válvula, assegura a circulação de óleo para todos os pontos, se o elemento do filtro estiver obstruído ou se o óleo estiver demasiado expesso para passar pelo filtro. Isto não se dá quando o débito de óleo através do elemento filtrante for reduzido, o que levará a válvula "by-pass" a fechar-se e o óleo filtrado será enviado ao motor.
A circulação de óleo no motor faz-se como segue: a bomba de óleo aspira este para o cárter através dos canais abertos no cárter da distribuição para o filtro "full-flow". Daí, o óleo segue para a tubagem principal de lubrificação do bloco-motor. Uma ligação no cárter conduz à chumaceira nº1 da árvore de "cames". Da tubagem principal, canais conduzem às chumaceiras principais da cambota e, nestas, chumaceiras principais conduzem às chumaceiras da cabeça da biela. O moente da frente da árvore de "cames" tem uma ranhura em forma decrescente, que regula o débito de óleo para a galeria de lubrificação da cabeça do motor.
A tubagem da lubrificação da cabeça do motor envia óleo sob pressão a todos os tacos da vávula, às chumaceiras nºs 2 e 3 da árvore de "cames" e às sedes dos balanceiros. Um canal suplementar liga a caixa circular do taco à caixa circular do perno do balanceiro, de onde o óleo é dirigido, por um canal para a parte superior e para a sede do balanceiro. As "cames" são lubrificadas gota a gota pelo óleo recolhido por chapinhagem. O excesso de óleo acumula-se na extremidade da cabeça do motor e volta ao cárter por meio de um canal.
Um orifício aberto na cabeça da biela projecta óleo na parede direita do cilindro. A chapinhagem da cambota assegura, por sua vez, uma lubrificação suplementar das paredes do cilindro e das cavilhas do embolo.
No cárter da distribuição, outro jacto projecta óleo no comando da bomba de óleo e a corrente da distribuição é lubrificada pelo óleo que vem dum ponto situado acima do seu tensor.


CORTE TRANSVERSAL DA FRENTE, PORMENORIZANDO A DISTRIBUIÇÃO E OS ÓRGÃOS DE LUBRIFICAÇÃO

 1- Filtro de óleo
 2- Bujão
 3- Tensor da corrente
 4- Guia curva
 5- Guia recta
 6-Excentrico da bomba de gasolina
 7- Carreto de comando do veio do distribuidor
 8- Bomba de gasolina
 9-  Bomba de óleo
10- Esfera de segurança no caso de obstrução do filtro


- VERIFICAÇÃO DE UMA BOMBA DE ÓLEO

. Desmontar o cárter da distribuição (ver "Distribuição").
. Verificar a folga axial dos carretos.
. Colocar separadamente os carretos, sem óleo, na bomba e medir a folga axial com uma régua rectificada e um apalpa-folgas.
Admite-se a folga se a face do carreto ressair 0 a 0,10 mm da superficie de ligação da tampa. Se a tampa da bomba estiver desgastada pelos carretos, terá de ser substituída.
. Verificar a folga entre-dentes dos carretos, a qual deve estar compreendida entre 0,1 a 0,2 mm.
. Lubrificar abundantemente os carretos e montá-los ao mesmo tempo que a tampa e uma junta nova.

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. TIRAR O BUJÃO DO CÁRTER DA BOMBA E, ANTES DE POR O MOTOR A TRABALHAR, ENCHER A BOMBA DE ÓLEO.
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Se a abertura inferior do cárter da distribuição para os carretos e veios for aumentada de 0,2 mm, estes são reconhecíveis pela marca (02) gravada na nervura direita do cárter.



CORTE DA BOMBA DE ÓLEO DA VÁLVULA REGULADORA DA PRESSÃO E DA VÁLVULA "BY-PASS".
 À DIREITA: TAMPA DA BOMBA COM VÁLVULA DE DESCARGA (3) EM CASO DE DEFICIENCIA DE PRESSÃO

- VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA DA PRESSÃO DE ÓLEO

Se o motor apresentar sinais de pressão de óleo insuficiente e a lampada-avisadora da pressão de óleo se acende, terá sempre de se verificar o bom funcionamento da válvula reguladora da pressão da bomba de óleo.
. Desapertar o bujão (1) e verificar a mola e a esfera da válvula quanto a liberdade de movimento e quanto a partículas de sujidade (ver figura).


- SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA "BY-PASS" DO FILTRO DE ÓLEO

. Desmontar o elemento filtrante.
. Desmontar o canhão da válvula (2), situado por debaixo da falange de ligação, com um mandril próprio.
Ter o cuidado de não riscar a face de vedação do elemento do filtro.
. Limpar a abertura interior e o canal, a ar comprimido.
. Introduzir uma mola nova e uma nova esfera da válvula.
. Com um punção, colocar o canhão da válvula novo, com o lado aberto orientado para baixo.


- FALTA DE PRESSÃO DE ÓLEO

Se acontecer este facto, em seguida a uma mudança de óleo, tal poderá provir da blocagem da esfera da válvula de descarga, na posisão de aberta.
. Desmontar o conjunto da válvula de descarga e limpar a abertura com solvente.
Montar a válvula de descarga com uma mola reforçada (vendida com conjunto de reparação).
. Desmontar a tampa da bomba de óleo, verificando se os carretos não caem.
. Montar a nova tampa da bomba de óleo, justamente com a válvula de descarga e a sua junta, orientando o bujão para a recta-guarda do motor (ver figura).


- SUBSTITUIÇÃO DA JUNTA DO CÁRTER INFERIOR

. Levantar o motor por cima de forma a aliviar os suportes da frente.
. Desmontar todos os tirantes, cabos, tubos de borracha e peças adjacentes susceptíveis de impedir a separação da travessa da suspenção dianteira.
. Descer a travessa, de forma que os pernos de fixação (à esquerda e à direita) fiquem metidos cerca de 1 cm.
. Vigiar os tubos de borracha dos travões.
. Colocar a travessa da suspensão da frente sobre os calços e desmontar o cárter inferior.
. Por massa vedante (15 01 161) nas faces de ligação das juntas de  cortiça do cárter e nas cintas de borracha do lado do bloco-cilindros.
. Encher com produto de vedação (15 03 402) os espaços vazios o maximo das juntas do cárter e colocar as peças planas de borracha nas ranhuras. Montar o cárter inferior.


BOMBA DE ÓLEO-FILTRO-CÁRTER

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