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( ANUNCIO DA OPTIMUS KANGURU DE 2011 )

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ARREFECIMENTO (conselhos práticos)



- ARREFECIMENTO

O circuito de arrefecimento é do tipo classico, de altapressão. Uma bomba centrífuga, combinada com o cárter da distribuição, faz circular o líquido de arrefecimento. Quando o termostato está fechado, o líquido volta à bomba por um "by-pass", de forma a assegurar uma "pré-chauffage" rápida e uniforme do motor. O líquido só circula pelo radiador quando se atinge atemperatura normal do motor.
O dispositivo de "chauffage" está ligado ao circulo de arrefecimento à frente do termostato, no sentido da circulação, de forma que a "chauffage" funciona antas do motor atingir a sua temperatura máxima de funcionamento.


- FUNCIONAMENTO DO TERMOSTATO A CERA

Tomemos, antes de tudo, nota de que o sentido de abertura é inverso do termostato de fole, portanto ao contrário do sentido da circulação da água: em contrapartida, se não houver funcionamento, fica fechado.
À medida que a temperatura aumenta, a cera contida no termostato dilata-se, indo a agulha, pouco a pouco, encostar-se ao invólucro; como esta agulha está montada no suporte, força a válvula a abrir-se e a estabelecer-se a circulação de água.


PORMENOR DO TERMOSTATO DE CERA

1- Suporte
2- Seta (a orientar para cima)
3- Elemento de borracha
4- Cera
5- Mola
6- Invólucro
7- Elemento de dilatação
8- Agulha


- DESPEJO DO CIRCUITO DE ARREFECIMENTO

. Desmontar o bujão atrás do lado direito do bloco-cilindros perto do cárter da embraiagem, por meio duma chave quadrada de 9 mm (ver figura) e desapertar o bujão do reservatório de água inferior do radiador.


BUJÃO DE DESPEJO DO BLOCO-CILINDROS

- DESMONTAGEM E MONTAGEM DO RADIADOR

. Desmontar o tubo inferior e despejar o líquido de refrigeração.
. Recolher este líquido se voltar a ser utilizado.
. Verificar se nenhuma impureza entrou no regulador de temperatura.
. Desapertar a porca sextavada na batente de borracha inferior e desmontar o radiador por cima.
. Montar o radiador.
. Encher o sistema de arrefecimento até quase 50 mm abaixo da garganta de enchimento, depois de se ter colocado o botão de comando do sistema de "chauffage" no local "quente" (Warm) e com o motor a trabalhar ao "relanti".


- TROCA DE UMA BOMBA DE ÁGUA

Esta não é reparável. Proceder à sua substituição.
. Despejar o circuito de arrefecimento.
. Desmontar o radiador (ver o capítulo anterior).
. Desmontar e montar a bomba de água. Utilizr uma junta de vedação nova, na qual se dará uma leve camada de massa.
. Voltar a montar a polia de cambota, a ventoínha e a sua polia e montar tambem o radiador.
. Controlar a tensão da correia (ver "Electricidade").


- SUBSTITUIÇÃO DO TERMOSTATO

. Desapertar o tubo de saída da caixa do termostato; recolher o líquido e extraí-lo.
. Voltar a montar o termostato, orientando a sua seta para cima.
. Por uma ligeira camada de massa na junta nova e montar o tubo de saída de água.
. Corrigir o nível do líquido.


- CONTROLO DA VEDAÇÃO DO CIRCUITO DE ARREFECIMENTO

. Corrigir o nível do líquido com o motor ao "relanti" e o botão da "chauffage" na palavra "Warm" (quente).
. Em vez do bujão do radiador, montar um bujão de controlo de pressão "AC" e aplicar uma pressão apropriada de 1,5 kg/cm2.
 Se houver fugas, serão reveladas por traços de água. No caso da pressão diminuir e não houver fuga exterior aparente, isso significará que a perda de líquido se dá no interior do motor (por ex. junta da cabeça em mau estado ou fenda no bloco-motor).


- CONTROLO DO RADIADOR DESMONTADO

. Colocar o radiador numa tina com água e aplicar uma pressão que não ultrapasse os 1,5 Kg/cm2. A presença de bolhas de ar indicará as eventuais fugas.

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