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( ANUNCIO DA OPTIMUS KANGURU DE 2011 )

( VEJA ESTE ANUNCIO DE 2010 DO OPEL MERIVA EM 3D )

TRABALHOS QUE NÃO NECESSITAM DA DESMONTAGEM DO MOTOR (conselhos práticos)




- DESMONTAGEM DA CABEÇA DO MOTOR

. Desligar a bateria e desmontar o filtro de ar, as tubagens da gasolina, de depressão e de ventilação do cárter. Desmontar o carburador e os colectores.
. Desligar os fios das velas.
. Despejar o bloco, desapertando o bujão situado na traseira direita, por cima do cotacto manual de óleo.
.Desmontar a tampa dos balanceiros, a tampa da frente, as porcas, os balanceiros, as rótulas e os tacos, o carreto da árvore de "cames" deixando-o ficar sobre o seu suporte de chapa (ver figura) sem o soltar da corrente da distribuição, o que evitará que esta tenha de ser depois regulada.


CARRETO DA ÁRVORE DE "CAMES" ASSENTE SOBRE O SEU SUPORTE DE CHAPA


. Orientar a árvore de "cames", por forma que as suas partes planas fiquem na vertical, para permitir a extracção da fiada de parafusos do lado esquerdo.
. Desmontar a cabeça do motor com a árvore de "cames", as válvulas e a junta da cabeça do motor.
. Colocar sempre a cabeça do motor assente em 2 blocos de madeira, para se evitar que as válvulas se estraguem.
. Desmontar a árvore de "cames" puxando-a pelo furo previsto a meio do lado esquerdo da cabeça do motor.


- MONTAGEM DA CABEÇA DO MOTOR

. Limpar a parte de cima dos embolos, as camaras de combustão e todas as faces de ligação.
. Por alguma massa nas paredes dos cilindros.
. Montar a junta do canal de líquido de arrefecimento do cárter da distribuição.
. Desapertar as porcas de regulação das válvulas abertas de forma que estas não entrem em contacto com as partes de cima dos embolos.
. Rodar a cambota, para levar todos os embolos mais para baixo do que o ponto morto superior. Manter o carreto da árvore de "cames" e roda-lo de acordo com o avanço da correia, sempre distendida.
. Colocar no bloco-cilindros a junta de compensação, por debaixo e uma nova junta da cabeça, sem a película de vedação.
. Montar o conjunto da cabeça do motor com a árvore de "cames" e apertar os pernos, com o motor frio, na ordem indicada na figura, a 10Kgm, por meio de uma chave poligonal(MV 110) ou uma cha própria.
. Montar o carreto da árvore de "cames", utilizando um adaptador para a chave-casquilho poligonal.
. Rodar a cambota alternadamente num sentido e noutro, para fixar o carreto da árvore de "cames".
: verificar a folga axial X entre a face de batente da tampa e o parafuso que deve ser de 0,1 a 0,2 mm (ver figura).


MONTAGEM DA TAMPA DA ÁRVORE DE "CAMES"


. Fazer a verificação com um apalpa-folgas; uma folga exagerada diminui-se, corrigindo a forma da tampa na zona da face de batente, por meio de um mandril plano, utilizado da forma apropriada.
Neste caso ter-se-á de desmontar a tampa.
Após 1000km, reapertar os pernos da cabeça do motor frio e a 8 kgm com o motor quente (temperatura normal de funcionamento).
. Começar por desapertar levemente os pernos e aperta-los em seguida ao reaperto aconselhado, observando-se a ordem de aperto preconizado (ver figura).


ORDEM DE APERTO DA CABEÇA DO MOTOR

- REPARAÇÃO DUMA CABEÇA DO MOTOR

. Verificar se o plano de junta está completamente liso, utilizando uma régua e um apalpa-folgas. Deformação máxima a todo o comprimento: 0,05 mm.
. Controlar o desgaste das guias das válvulas, usando um comparador e um micrómetro.
. Afagar, se necessário, as guias das válvulas à cota aumentada, pelo exterior da cabeça. Feita a rectificação das guias, afagar com um buril as antigas marcas gravadas na vela.
. Brocar a sede com uma broca a 45º, reduzir a profundidade de corte ao minimo e brocar até à obtenção duma correcta largura de apoio sobre a sede, usando uma broca de correcção a 30º.
. Aplicar azul da Prússia no apoio da cabeça da válvula nova e observar a zona de contacto. Se for necessário, retocar a brocagem da sede.

S_1092 -Broca a 45º para a sede da válvula - válvula de escape.
S_1302 -Broca a 45º para a sede da válvula - válvula de admissão.
S_1303 -Broca de correcção 30º - válvula de admissão.
S_1304 -Broca de correcção 30º - válvula de escape.

. Controlar o defeito de concentricidade das cabeças das válvulas em relação à sua base.

NOTA - As válvulas de admissão, de alumínio, não podem ser rectificadas. As válvulas de escape podem ser rectificadas duas vezes, no máximo.
. Rodar as válvulas de escape com uma massa própria muito fina, levantado-as periodicamente.
. Limpar e aplicar azul da Prússia na periferia do apoio da cabeça da válvula; enfiar a válvula na sua guia e faze-la rodar um quarto de volta num sentido e noutro, várias vezes, seguida de uma pequena pressão.



COTAS DE RECTIFICAÇÃO DAS SEDES DAS VÁLVULAS




MONTAGEM DAS CHAVETAS DE FIXAÇÃO DA VÁLVULA E DO "ROTO-CAP"

. Por óleo de motor nas válvulas e monta-las na cabeça do motor.
. Verificar a boa colocação do casquilho de vedação e do defector do óleo.
. Colocar as molas no lugar, com as esferas mais aproximadas para a cabeça, sem esquecer os "roto-cap" debaixo das molas das válvulas de escape (ver figura).


- REGULAÇÃO DOS BALANCEIROS

. Por o motor à temperatura normal de funcionamento (líquido de arrefecimento 80ºC, óleo do motor 60-80ºC).
. Regular as folgas nas válvulas com o motor a trabalhar, usando uma anilha de 0,30 mm.
. Rodar, num e noutro sentido por meio de uma chave, a porca central da rótula dos balanceiros até ao momento em que a anilha desliza, oferecendo uma leve resistencia.
. Reter as gotas de óleo que saltam da correia da distribuição, para que se terá de fazer um protector segundo o desenho atrás, ou então, adquiri-lo à Matra sob a referencia 0/58.
. Montar a junta de cortiça na tampa dos balanceiros, sem colar.


DESENHO PARA A CONSTRUÇÃO DA TAMPA DE PROTECÇÃO DO CARRETO DA ÁRVORE DE "CAMES"

- SUBSTITUIÇÃO DUM PERNO DOS BALANCEIROS

. Desmontar o balanceiro.
. Desapertar o perno por meio de 2 porcas de 10, apertadas e fixadas ao perno.
. Apertar um perno novo, bater com um martelo de borracha e apertar o perno a 4Kgm.
Se depois de um certo tempo de funcionamento, a folga de uma válvula se alterar profundamente, verificar o aperto do perno e desapertá-lo ao reaperto aconselhado.


- SUBESTITUIÇÃO DE UMA MOLA DE VÁLVULA

. Desmontar e montar a tampa dos balanceiros.
. Apertar a ferramenta S-1230 no furo da vela (ver figura).
O embolo deve ser colocado um pouco abaixo do P.M.S.
. Rodar a extremidade dobrada por forma a que apoie contra a cabeça da válvula e fixar com uma porca-borboleta.
. Desmontar a mola da válvula com a ferramenta S-1298.
. Comprimir primeiro a mola com o deflector de óleo e a sede da mola e montar depois, o casquilho de vedação na caixa do pé da válvula, para evitar a sua danificação.


DESMONTAGEM DUMA MOLA DE VÁLVULA



DESENHO DO LADO DO CANHÃO DE VEDAÇÃO E DE COMANDO PARA O VEIO DE SAÍDA DA CAIXA DE VELOCIDADES

- DESMONTAGEM DO MOTOR

. Desligar a trança da massa da bateria.
. Desmontar o "capot" do motor.
. Desmontar o filtro de ar.
. Despejar o circuito de arrefecimento.
. Desligar os 2 tubos do radiador, primeiro o inferior e recolher o liquido de arrefecimento.
. Desmontar o perno inferior de fixação e retirar o radiador por cima.
. Desligar do motor ou dos seus acessórios os comandos e tubagem, bem como os cabos de comando.
. Desapertar as porcas dos suportes da frente do motor.
. Levantar a frente e a traseira da viatura.
. Desmontar o veio de transmissão. Desligar o canhão de vedação 191 (ver figura) no veio de saída da caixa de velocidades para evitar qualquer perda de óleo.


ROLAMENTO (DE AGULHAS) PILOTO DA EMBRAIAGEM:

- 1. CAMBOTA
- 2. A FACE DO ROLAMENTO COM A INSCRIÇÃO ESTAMPADA SEMPRE VIRADA PARA FORA
- 3. ROLAMENTO DE AGULHAS
- 4. CASQUILHO DE AFASTAMENTO

. Desligar o tubo de escape e o colector.
. Desmontar a alavanca das velocidades.
. Colocar um macaco por debaixo da caixa de velocidades e desapertar o suporte traseiro do motor.
. Por os cabos de elevação em volta do motor, o cabo curto (1,50m) adiante e o longo (2m) atrás.
. Fixar os cabos aos ganchos do elevador e fixar este último ao banco de ensaio.
. Verificar se os cabos não danificam qualquer peça dos acessórios do motor.
. Levantar o motor por forma a que os suportes passem suficientemente no espaço dos blocos amortecedores.
. Inclinar o motor e retirá-lo do seu compartimento.


- MONTAGEM DO MOTOR
. Efectuar os trabalhos anteriores, mas pela ordem inversa.
. Apertar todos os pernos à mão, bem como as porcas de fixação do motor.
. Abanar um pouco este de forma a que fique montado sem prisões e apertar os pernos e as porcas.

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