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( ANUNCIO DA OPTIMUS KANGURU DE 2011 )

( VEJA ESTE ANUNCIO DE 2010 DO OPEL MERIVA EM 3D )

INFLAMAÇÃO (conselhos práticos)



- DESMONTAGEM DO DISTRIBUIDOR
. Desmontar o protector do distribuidor (segundo o modelo).
. Desmontar a tampa do distribuidor e a placa do condensador.

- DESMONTAGEM E MONTAGEM DO CARRETO DE COMANDO DO DISTRIBUIDOR
. Desmontar a tampa e a placa do condensador.
. Rodar a cambota para que fique orientada de forma que a ranhura na ponta do rotor fique alinhada com o encaixe do corpo do distribuidor.
. Desmontar a polia da combota.
. Desmontar o casquilho de vedação do cárter da distribuição, com uma chave de parafusos. Este casquilho não pode voltar a ser utilizado.
. Rodar o rotor do distribuidor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, empurrar o carreto helicoidal da cambota para fora e tirá-lo com a mão. Se houver dificuldade, fazer 2 ganchos com arame de 3 mm de diâmetro, dobrando-os em ângulo recto a uns 5 mm da sua extremidade.
. Puxar o carreto com esses 2 ganchos. Quando o carreto helicoidal não estiver engrenado com o carreto do distribuidor, deixar o rotor nessa posição. Isso facilitará a operação de armar e evitará o desfazamento de um dente do carreto do distribuidor.
. Desmontar a bomba de gasolina.
. Pôr o 1º cilindro no ponto de inflamação de forma que o índice da abertura de inspecção fique alinhado com a esfera no volante.
A ranhura de comando do espigão do veio do distribuidor fica frente ao traço de referência do corpo do distribuidor.
. Desapertar o parafuso de fixação e tirar a placa de fixação.
. Desmontar o distribuidor.
. Não rodar a cambota, para conservar a regulação de base da bomba de óleo.
. Pôr imediatamente um pano no furo da tampa do cárter da distribuição, para impedir que caiam corpos estranhos no motor.

- MONTAGEM E CALAGEM DO DISTRIBUIDOR
. Retomar no sentido inverso as operações feitas para a desmontagem.
. Colocar o distribuidor no cárter da distribuição, orientando o veio do distribuidor para a posição de armar.
. Verificar se a posição está correcta se a ranhura do rotor corresponde ao encaixe do corpo do distribuidor.
.Pôr massa no rebordo do casquilho de vedação e montá-lo no cárter da distribuição, de preferência com a ferramenta S-1305.
. Montar as restantes peças, agindo em sentido inverso ao das operações de desarmar.





REFERÊNCIAS DE CALAGEM DO DISTRIBUIDOR


. Levar o êmbolo número 1 ao fim do tempo de compressão, de forma que o índice de abertura do bloco-cilindros do lado direito da embraiagem, fique alinhado com a esfera ao volante.
Na posição de inflamação, a referência do espigão do distribuidor ficará em frente da referência da caixa.
. Colocar a placa de fixação do distribuidor e apertar o seu perno de fixação.
. Ligar uma lâmpada avisadora entre a massa e o primário no distribuidor.
. Fazer o contacto, rodar francamente o corpo do distribuidor no sentido de rotação da espiga do distribuidor, depois retroceder até ao momento exacto em que a lâmpada se acender.
. Apertar a patilha de fixação do distribuidor.
. Rodar a cambota no sentido de marcha do motor e verificar se a lâmpada se acende no preciso momento em que as referências esfera-índice estão face a face; se assim não acontecer rodar o distribuidor no sentido da espiga da distribuição, em seguida no sentido inverso até a lâmpada se acender.
. Colocar as velas e os fios da inflamação na ordem de 1-3-4-2.

- CONTROLO E CALAGEM DA LÂMPADA "ESTROBOSCÓPICA"
. Desligar os fios das velas.
. Desligar o tubo de borracha do corrector de avanço à depressão.
. Pintar a giz a esfera e o índice de calagem na abertura do bloco.
. Ligar o "estroboscópico" à vela do cilindro número 1, segundo as instruções de fábrica.
. Pôr o motor a trabalhar e, à velocidade do arranque, iluminar com o "estroboscópico" a referência de calagem na abertura de inspecção do bloco-motor.
. Desapertar o parafuso de fixação do distribuidor e regular o avanço inicial de forma que o índice na abertura de inspecção fique alinhado com a esfera no volante.
. Regular o avanço inicial, ro dando o corpo do distribuidor:
- A- Avanço à inflamação;
- B- Atraso à inflamação (ver figura).
. Regular o regime de "ralenti" do motor.

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